O workshop “Ações de Resposta a uma situação Pós- Liberação” no Instituto de Radioproteção e Dosimetria, ocorrido nos dias 17 e 18 de junho, promoveu pela primeira vez no Brasil, discussões sobre resposta a uma situação de emergência pós-liberação de material radioativo em uma usina nuclear. O evento teve a participação de órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos na execução do Plano de Emergência Externo (PEE) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), de Angra dos Reis.

A Defesa Civil Estadual fez-se presente, através do coordenador do CESTGEN, Major BM Montenegro.

É um workshop extremamente valoroso, no sentido de se discutir e entender o “porquê” de algumas ações executadas em eventos com liberação de material radioativo, principalmente quando pautada em uma situação real: o caso da usina de Fukushima. Este tipo de abordagem permite aos representantes dos diversos órgãos envolvidos em emergência deste tipo, a refletirem sobre possíveis limitações de resposta e assim prepararem-se”.

O objetivo principal foi a para o próximo Exercício Geral do PEE, que será realizado de 22 a 24 de setembro deste ano, e contou com palestras sobre proteção ao público, aos trabalhadores e ao meio ambiente.

Na oportunidade, houve uma apresentação do cenário do exercício geral do Plano de Emergência Externo da central nuclear de Angra dos Reis de 2015.

 

 

 

Coordenador CESTGEN, em uma das diversas palestras

 

 

 

 

Apresentação do cenário do Exercício Geral

 

 


 

 

 

 
 

Destaques

Banner
Banner
Banner
Banner

Mapa da Região

mapa

Quem está on-line?

Nós temos 15 visitantes online