Transporte de combustível nuclear

A Fábrica de Combustível Nuclear, sediada no Distrito de Engenheiro Passos – Resende, é uma instalação que, além de trabalhar na reconversão de pastilhas combustíveis nucleares, executa o transporte desse combustível para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis , a aproximadamente 167 km de distância, e que requer uma complexa e minuciosa operação de transporte, a fim de garantir a proteção e segurança dos cidadãos.

Sendo assim foi realizado no dia 13 de agosto o Exercício Geral de Transporte de Combustível Nuclear, o qual serve para treinar ações coordenadas necessárias em caso de incidentes/ acidentes durante o trajeto.

É criado um cenário adverso, onde uma situação – problema ameaça a operação de transporte, o que demanda a ação dos órgãos colegiados participantes do Sistema de Proteção ao Programam Nuclear Brasileiro (SIPRON): Centro Nacional de Emergência Nuclear (CENAGEN); Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear de Resende (CCCEN/RES); Centro Estadual de Emergência Nuclear (CESTGEN).

Neste ano, a Coordenação do CESTGEN realizou o acionamento presencial dos representantes do colegiado, contando com a presença, dentre outros, da Força Aérea Brasileira, da Secretaria de Estado de Ambiente, da Secretaria de Estado de Saúde, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos e das Indústrias Nucleares do Brasil.

O exercício proporcionou a utilização de equipamentos como a videoconferência e a “smart-board”, uma tela interativa, que permite traçar as táticas de ação, com acompanhamento em tempo real, facilitando a tomada de decisões.

O exercício foi bastante satisfatório, haja vista ter proporcionado a integração dos órgãos participantes, nos três centros de gerenciamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Destaques

Banner
Banner
Banner
Banner

Mapa da Região

mapa

Quem está on-line?

Nós temos 32 visitantes online