SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL – PÁGINAS 21, 22 E 23
ATO DO SECRETÁRIO

RESOLUÇÃO SEDEC N° 36 DE 29 DE JANEIRO DE 2013 APROVA O SÍMBOLO DO CENTRO ESTADUAL PARA GERENCIAMENTO DE UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NUCLEAR (CESTGEN) DA SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL (SEDEC), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE DEFESA CIVIL, usando das atribuições que lhe são conferidas no inciso II do art. 3º do Decreto nº 31.896, de 20 de setembro de 2002, RESOLVE:


Art. 1°- Aprovar, na forma do Anexo Único, o símbolo do Centro Estadual para Gerenciamento de uma Situação de Emergência Nuclear (CESTGEN), da Secretaria de Estado de Defesa Civil, nos termos desta Resolução.
Art. 2°- O símbolo do CESTGEN, constante do anexo, obedecerá a seguinte descrição heráldica:


I - A cor azul que envolve o branco traduz a tranqüilidade, o equilíbrio e a serenidade com que age a Defesa Civil, o retângulo branco representa a paz de espírito, a cor laranja é a cor oficial da simbologia internacional da Defesa Civil e significa o calor humano e a solidariedade, as duas mãos estilizadas envolvendo o símbolo clássico do átomo, figuram o cuidado com que se trata a energia nuclear, a representação do símbolo foi adotada pelo Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, este é formado por quatro elipses que se cruzam no centro, cada uma possuindo em uma das margens um triângulo que simboliza uma seta no sentido do giro e na margem oposta uma esfera que simboliza o elétron em sua trajetória orbital. As elipses possuem cores distintas, porém com significados específicos: sendo a elipse central vertical na cor verde representando o meio ambiente, a elipse horizontal em azul marinho a sociedade e as duas elipses disposta na diagonal formando um X em vermelho representando a energia e sobreposto ao símbolo do átomo destaca-se a abreviatura do Centro Estadual para Gerenciamento de uma Situação de Emergência Nuclear - CESTGEN.

II - Sobre a parte superior do logotipo, sobreposto à borda azul, está escrito em branco com letra bastão maiúsculo o termo: DEFESA CIVIL e abaixo do símbolo, sobreposto à borda azul inferior está escrito: GOVERNO DO RIO DE JANEIRO.

 

 

Descrição heráldica do Símbolo do CESTGEN


1 - O símbolo significa em sua totalidade que o CESTGEN é o órgão da Defesa Civil que ampara e protege o Estado do Rio de Janeiro nas situações envolvendo substâncias radioativas e nucleares.


1.1 - O símbolo terá a medida de 08 (oito) centímetros de altura por 08 (oito) centímetros de largura, em letra bastão de 07 (sete) milímetros de altura, em sua borda azul superior e inferior possuirá a espessura de 12 (doze) milímetros e as bordas verticais a espessura de 01 (um) milímetro, as duas mãos estilizadas envolvendo o símbolo clássico do átomo terá comprimento máximo de 06 (seis) milímetros em sua extensão máxima, as elipses 3,5 (três e meio) milímetros de
comprimento por 08 (oito) milímetros de afastamento na sua parte central.

 
 

Destaques

Banner
Banner
Banner
Banner

Mapa da Região

mapa

Quem está on-line?

Nós temos 16 visitantes online