A Energia Nuclear
PDF Imprimir E-mail

VOCÊ CONHECE A ENERGIA NUCLEAR?

image005A energia nuclear é a energia liberada pelo núcleo de átomos que sofrem a ação de desintegração de suas partículas. O Urânio é comercialmente um dos principais elementos de onde podemos obter esta energia. O potencial energético do urânio ultrapassa as possibilidades do petróleo e de outros materiais físseis: aproximadamente meio quilo de urânio é capaz de fornecer tanta energia quanto 1.360 toneladas de carvão. O Brasil já possuí a 6ª maior reserva de Urânio do mundo e ainda não foi analisado todo o território nacional.

image013O Urânio é transformado em pastilhas na Fábrica de Combustível Nuclear - FCN em Resende e depois inseridas em um tubo de zircaloy para formar o elemento combustível. Duas pastilhas são suficientes para gerar energia por um mês para uma casa com 4 pessoas.

O Brasil domina todo ciclo da energia nuclear e a FCN já realiza o enriquecimento da pastilha de Urânio para que ela possa ser utilizada em nossas Usinas de energia.

USINAS NUCLEARES

O mundo possui atualmente 440 Usinas nucleares e mais 23 em construção. A Europa possui 207 Usinas nucleares e está construindo mais sete. Japão, Coréia e China possuem juntas 82 Usinas e a América do Norte (EUA, Canadá e México) tem atualmente 123 Usinas em funcionamento.

image016A América do Sul possuí apenas 4 Usinas em funcionamento, sendo o Brasil detentor de duas: Angra I e II, estando atualmente em processo para a construção de Angra III.

A Eletronuclear administra Angra I e II que juntas, produzem cerca de 1,6 gigawatt de energia por hora, o que representa aproximadamente 4,8% da produção total da energia no Brasil.

 


 

Destaques

Banner
Banner
Banner
Banner

Mapa da Região

mapa

Quem está on-line?

Nós temos 6 visitantes online